PROJETO DE LÍNGUA
PORTUGUESA
“ROMANTISMO EM
FOTONOVELA”
PROFESSORAS ANDRÉA
DE SOUSA SILVEIRA SILVA E PATRÍCIA APARECIDA ROCHA
Justificativa:
Nossa
escola possui uma clientela, que na sua maioria é proveniente de famílias com
pouca ou nenhuma tradição de leitura de clássicos da literatura brasileira e
portuguesa, fato esse que causa certa inquietação em relação a falta de
interesse da maioria dos nossos alunos pelo estudo de textos literários
pertencentes ao Romantismo.
Preocupados
em oferecer aos nossos alunos a oportunidade de contato com esses clássicos
como instrumento de conhecimento, cultura e lazer, surgiu a ideia da elaboração
de um projeto que suprisse essa necessidade,
o qual envolveria os alunos do 2º ensino Médio.
Pensando
na possibilidade de trabalhar com diferentes formas de expressão, esse projeto
será orientado também pelas professoras de Arte, que através de orientações
sobre imagem, fotos, enquadramento, “story boards”, além de auxiliar os alunos
na transformação das obras lidas em fotonovela, recriando as histórias desses
clássicos a partir da sua compreensão e criatividade.
Considerando
as múltiplas possibilidades que a leitura oferece pretendemos enriquecer
culturalmente e ampliar os conhecimentos literários dos alunos, de forma
prazerosa.
Objetivos:
Gerais:
Despertar o gosto pela leitura e o espírito crítico na apreciação de obras literárias do Romantismo.
Específicos:
-
Ampliar o repertório literário do aluno e colaborar com a sua formação crítica.
-
Fazer com que os alunos reconheçam os temas e as características românticas das
obras lidas.
-
Identificar os elementos linguísticos e composicionais das obras literárias e do gênero fotonovela.
-
Utilizar novas tecnologias disponíveis na escola e em casa para desenvolver as
competências de organizar informações, elaborar novos conhecimentos e
divulgá-los.
-
Promover e estimular o trabalho em grupo, o respeito, a solidariedade e a
responsabilidade.
-
Estimular a produção de narrativas com imagem e textos sequenciais, utilizando
a fotonovela como recurso.
Público alvo:
O
projeto visa atingir os alunos dos 2º anos do Ensino Médio A, B, C, D no total
de 119 alunos.
Procedimentos:
-
organização dos grupos e distribuição das obras – os grupos serão organizados
em sala e as obras sorteadas. Cada grupo ficará responsável pela leitura,
resumo e elaboração da fotonovela.
-
sequência de atividades que propiciam a compreensão, a leitura de fotonovelas
para apreciação.
-
leitura e discussão da obra escolhida pelo grupo – os alunos farão a leitura
dos textos em casa e um resumo do seu conteúdo. A atividade será direcionada
pelas professoras de Língua Portuguesa e Arte, focalizando as características
da obra.
-
Dramatização da obra que será fotografada passo a passo pelos alunos. A
sequência de fotos terá a finalidade de ilustrar a fotonovela.
-
Montagem da fotonovela.
-
Gravação das fotonovelas em CD e pen drive.
-
Apresentação dos trabalhos na sala de recursos audiovisuais.
Recursos:
-
Livros
-
Máquina digital, câmera de celular
-
Computadores, internet, gravador de som
-
Microfone e caixa de som
Avaliação:
A
avaliação será feita a partir das observações
das atividades, sequências didáticas realizadas, depoimentos dos alunos
e produção final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário