quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EE Edir Paulino


PROJETO

CHAVES DE LEITURA



Público Alvo:
 Alunos do Ensino Médio.
Duração: 12 aulas programadas


Professores Responsáveis:

Denise Gomide Barduchi (Português)
Eliane Camargo (Português)
Priscila Oliveira Araújo Domingues (Arte )
Área de conhecimento: Língua Portuguesa

Participação: Sala de Leitura

Raimunda Figueiredo da Silva de Araújo (História)
Vera Lúcia de Jesus Fernandes (Português)
Neusa Aparecida Barbosa: Colaboração.
Viviane Jesus dos S. da Silva. (Colaboração)

Justificava

          Vivemos em uma sociedade, que atravessa a era do conhecimento por isso estudar os clássicos literários, significa aprofundar a leitura com uma visão científica e global. Buscando compreender o contexto histórico, social, político e religioso, abordado por cada escritor em suas obras.
           Percebendo a dificuldade que os educandos têm para compreender as abordagens de uma obra clássica, e todo o caminho percorrido por um autor para chegar a sua conclusão, elaboramos mecanismo de trabalho, para auxiliar nas dificuldades encontradas, com o propósito de formar leitores críticos e formadores de opinião.
          
          A leitura é uma atividade cognitiva por excelência porque envolve os processos mentais para inferir, para usar conhecimentos com o objetivo de  entendê-los, para perceber elementos em jogo numa situação em  assim sucessivamente. Do ponto de vista cognitivo, a leitura exige que várias competências sejam acionadas para a compreensão de um texto: o leitor precisa utilizar o raciocínio dedutivo para ler nas entrelinhas, precisa usar raciocínio indutivo para antecipar o que será dito, precisa estabelecer relações.
           A leitura também tem que ser pensada como uma prática social: ensinar os educandos a ler e escrever é inseri-los nas práticas culturais que são legitimadas pela sociedade, em todas as suas esferas.            .
    
Objetivos Gerais:
   
         Mostrar que leitura faz parte do nosso universo, ensinando e compartilhando momentos culturais, proporcionando o conhecimento das ideias de autores clássicos e contemporâneo da literatura universal.
          .Orientar no desenvolvimento de diferentes procedimentos de leituras. Com intuito de torná-los seguros para expor suas ideias e aptos a exercitar e ampliar seu vocabulário.
          .Relacionar o tema, suscitando questões verbais e não verbais aprofundando e recriando a leitura por meio do desenvolvimento no sentido ético, estético e de formação.

Objetivo específico

ü  Incentivar a leitura de clássicos da literatura;
ü  Desenvolver habilidade de interpretar, compreender e dialogar com a obra;
ü  Desenvolver um espírito critico em relação a obra propiciando uma releitura da mesma;
ü  Contribuir para a formação crítica em relação a leitura;
ü  Possibilitar o contato com diferentes gêneros textuais.

Metodologia

ü  Leitura com ênfase, tanto individual quanto em grupo;
ü  Abordagem de trabalho com as estratégias de leitura: seleção, antecipação, referencia verificação “antes da leitura”, “durante a leitura” e “depois da leitura”;
ü  Seleção de gêneros textuais para leitura;
ü  Roda de leitura, seguida de debates para perceber informações implícitas em um texto.

Habilidades desenvolvidas:

           Capacidade de usar adequadamente a linguagem oral e escrita nas diversas situações de comunicação em que estiverem envolvidas. Isso significa que além de conhecer a língua, ainda precisa desenvolver a capacidade de fazer adequações a diversas situações em que tiver de utilizá-la.

Etapas

ü  Retomada oral sobre as escolas literárias, suas principais características, autores e sua função social;
ü  Estudo da obra escolhida (Dom Casmurro e o conto A Cartomante);
ü  Utilização de multimídia para a apresentação de slides, resenhas e filmes sobre as obras de Machado de Assis;
ü  Leitura do livro;
ü  Releitura do livro e escolha do capítulo a ser representado para a comunidade escolar;
ü  Escrita da cena escolhida;
ü  Ensaio e apresentação do teatro.






Produto Final

    .    Apresentação e Filmagem do Teatro

Referências Bibliográficas

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro São Paulo. Ed Paulus.  2002 - Coleções Nossa Literatura
ASSIS, Machado de. A Cartomante. Filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário