PROJETO
CHAVES DE LEITURA
Público
Alvo:
Alunos
do Ensino Médio.
Duração: 12 aulas programadas
Professores Responsáveis:
Denise Gomide
Barduchi (Português)
Eliane Camargo
(Português)
Priscila Oliveira
Araújo Domingues (Arte )
Área de conhecimento: Língua Portuguesa
Participação: Sala de Leitura
Raimunda
Figueiredo da Silva de Araújo (História)
Vera Lúcia de
Jesus Fernandes (Português)
Neusa Aparecida
Barbosa: Colaboração.
Viviane Jesus dos
S. da Silva. (Colaboração)
Justificava
Vivemos em uma sociedade, que
atravessa a era do conhecimento por isso estudar os clássicos literários,
significa aprofundar a leitura com uma visão científica e global. Buscando
compreender o contexto histórico, social, político e religioso, abordado por
cada escritor em suas obras.
Percebendo a dificuldade que os educandos têm
para compreender as abordagens de uma obra clássica, e todo o caminho
percorrido por um autor para chegar a sua conclusão, elaboramos mecanismo de
trabalho, para auxiliar nas dificuldades encontradas, com o propósito de formar
leitores críticos e formadores de opinião.
A leitura é uma atividade cognitiva por
excelência porque envolve os processos mentais para inferir, para usar
conhecimentos com o objetivo de
entendê-los, para perceber elementos em jogo numa situação em assim sucessivamente. Do ponto de vista
cognitivo, a leitura exige que várias competências sejam acionadas para a
compreensão de um texto: o leitor precisa utilizar o raciocínio dedutivo para
ler nas entrelinhas, precisa usar raciocínio indutivo para antecipar o que será
dito, precisa estabelecer relações.
A
leitura também tem que ser pensada como uma prática social: ensinar os educandos
a ler e escrever é inseri-los nas práticas culturais que são legitimadas pela
sociedade, em todas as suas esferas.
.
Objetivos Gerais:
Mostrar que leitura faz
parte do nosso universo, ensinando e compartilhando momentos culturais,
proporcionando o conhecimento das ideias de autores clássicos e contemporâneo
da literatura universal.
.Orientar no desenvolvimento de
diferentes procedimentos de leituras. Com intuito de torná-los seguros para
expor suas ideias e aptos a exercitar e ampliar seu vocabulário.
.Relacionar o tema, suscitando questões
verbais e não verbais aprofundando e recriando a leitura por meio do
desenvolvimento no sentido ético, estético e de formação.
Objetivo específico
ü Incentivar a leitura de clássicos da literatura;
ü Desenvolver habilidade de interpretar, compreender e dialogar com a
obra;
ü Desenvolver um espírito critico em relação a obra propiciando uma
releitura da mesma;
ü Contribuir para a formação crítica em relação a leitura;
ü Possibilitar o contato com diferentes gêneros textuais.
Metodologia
ü
Leitura
com ênfase, tanto individual quanto em grupo;
ü
Abordagem
de trabalho com as estratégias de leitura: seleção, antecipação, referencia
verificação “antes da leitura”, “durante a leitura” e “depois da leitura”;
ü
Seleção
de gêneros textuais para leitura;
ü
Roda
de leitura, seguida de debates para perceber informações implícitas em um
texto.
Habilidades
desenvolvidas:
Capacidade de usar adequadamente a linguagem
oral e escrita nas diversas situações de comunicação em que estiverem
envolvidas. Isso significa que além de conhecer a língua, ainda precisa
desenvolver a capacidade de fazer adequações a diversas situações em que tiver
de utilizá-la.
Etapas
ü
Retomada
oral sobre as escolas literárias, suas principais características, autores e
sua função social;
ü
Estudo
da obra escolhida (Dom Casmurro e o conto A Cartomante);
ü
Utilização
de multimídia para a apresentação de slides, resenhas e filmes sobre as obras
de Machado de Assis;
ü
Leitura
do livro;
ü
Releitura
do livro e escolha do capítulo a ser representado para a comunidade escolar;
ü
Escrita
da cena escolhida;
ü
Ensaio
e apresentação do teatro.
Produto Final
. Apresentação
e Filmagem do Teatro
Referências
Bibliográficas
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro São Paulo. Ed
Paulus. 2002 - Coleções Nossa Literatura
ASSIS, Machado de. A Cartomante. Filme
Nenhum comentário:
Postar um comentário