terça-feira, 23 de outubro de 2012

EE Pastor Carlos Richard Strautmann


E.E.PASTOR CARLOS RICHARD STRAUTMANN

PROJETO: CHAVES DE LEITURA

FOTONOVELA REFERENTE À OBRA:
“Memórias Póstumas de Brás Cubas” Machado de Assis.

v Justificativa

Os alunos do 8º Ano A possuem muito interesse em ler diversas obras literárias, para eles foi um grande desafio ler uma obra com características tão diferentes das já apreciadas por eles e em seguida representar suas principais partes.

v Objetivos

- Representar por meio de imagens a compreensão da obra literária lida;

- Identificar diferenças ou semelhanças observadas no tratamento dado uma mesma informação veiculada em diferentes textos.

- Organizar as principais cenas da uma narrativa literária em sequência lógica.

- Identificar em um texto marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e a escrita.

-Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão.
v Participantes
Alunos do 8º Ano A do Ensino Fundamental.

v Sequência de Atividades Desenvolvidas
1º Momento: Divulgação do projeto Chaves de Leitura.
2º Momento: Apresentação da obra literária “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
3º Momento: Apresentação da Biografia de Machado de Assis.
4º Momento: Leitura de dois contos de Machado de Assis;
“ História de uma fita azul” e “ O relógio de ouro”.
5º Momento: O livro foi contado de modo sucinto pela professora.
6º Momento: Leitura de três resumos referentes à obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
7º Momento: Discussão sobre os principais personagens do livro.
8º Momento: Explicando o que é uma fotonovela.
9º Momento: Após a explicação do assunto fotonovela foi proposto aos alunos que fizéssemos uma referente ao livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
10º Momento: Os alunos tiveram a liberdade de escolher quem faria o quê, escolhemos os alunos que fariam parte efetivamente da fotonovela.
11º Momento: Anotações referentes às caracterizações de cada personagem para as fotos.
12º Momento: Seleção de cenas- escolhemos quais seriam as cenas mais importantes a serem fotografadas.
13º Momento: Fotografias, cada aluno foi fotografado conforme o personagem que representava.
14º Momento: Envio de fotos para revelação.
15º Momento: Os alunos escreveram suas opiniões sobre a história de Brás Cubas e sobre o trabalho realizado em sala.
16º Momento: Montagem da pasta com a foto novela.

v Depoimentos de alunos
“Rápido, porém organizado, não podiam faltar risadas. Definitivamente divertido, trouxe alegria para todos nós. Poderia acontecer novamente, mais e mais vezes, sem contar que não deixamos de aprender sobre o livro”.
Rafael Henrique
“Esse trabalho foi muito organizado, quase todos os alunos participaram ou ajudaram a fazer as fotos. A base do cenário foi o túmulo de Brás Cubas, todos gostaram do resultado”.

José Reinaldo


“Eu amei esse nosso trabalho, por mim faria tudo de novo”.

Letícia Stefani



“Eu achei muito legal este trabalho, foi bem organizado e com a ajuda da professora foi prático, fácil.”

Elciely da Silva Santos



“No início tivemos dúvidas se ia dar certo, mas no final acabou tudo muito bem. O melhor é que obtivemos conhecimento de uma história que assim como outras histórias antigas, os levam a outro tempo.”

Jefferson Vinícius



“Eu achava que não íamos conseguir e também que ia ser uma bagunça, mas... surpreendi-me, foi bem tranquilo, encontramos algumas dificuldades e conseguimos superar, fizemos todas as cenas com muita felicidade, todos participamos e isso serviu para aprimorarmos nossos conhecimentos , isso sem falar que a professora nos deu instruções para que ficasse melhor.”
Vinícius Nascimento





v Avaliação
O principal objetivo do trabalho era montar uma fotonovela com as principais cenas da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e isto foi alcançado com o devido sucesso. Foram considerados: qualidade, observação, participação, atitudes e organização.





Nenhum comentário:

Postar um comentário