E.E.PASTOR CARLOS RICHARD STRAUTMANN
PROJETO: CHAVES DE LEITURA
FOTONOVELA REFERENTE À OBRA:
“Memórias Póstumas de Brás Cubas” Machado de Assis.
v Justificativa
Os alunos do 8º Ano A possuem
muito interesse em ler diversas obras literárias, para eles foi um grande
desafio ler uma obra com características tão diferentes das já apreciadas por
eles e em seguida representar suas principais partes.
v Objetivos
- Representar por meio de imagens a compreensão da obra literária lida;
- Identificar diferenças ou
semelhanças observadas no tratamento dado uma mesma informação veiculada em
diferentes textos.
- Organizar as principais cenas da uma narrativa literária em sequência lógica.
- Identificar em um texto marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e a escrita.
-Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão.
- Organizar as principais cenas da uma narrativa literária em sequência lógica.
- Identificar em um texto marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e a escrita.
-Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão.
v Participantes
Alunos do 8º Ano A do
Ensino Fundamental.
v Sequência de Atividades Desenvolvidas
1º Momento: Divulgação
do projeto Chaves de Leitura.
2º Momento:
Apresentação da obra literária “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
3º Momento:
Apresentação da Biografia de Machado de Assis.
4º Momento: Leitura de
dois contos de Machado de Assis;
“ História de uma fita
azul” e “ O relógio de ouro”.
5º Momento: O livro
foi contado de modo sucinto pela professora.
6º Momento: Leitura de
três resumos referentes à obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
7º Momento: Discussão
sobre os principais personagens do livro.
8º Momento: Explicando
o que é uma fotonovela.
9º Momento: Após a
explicação do assunto fotonovela foi proposto aos alunos que fizéssemos uma
referente ao livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
10º Momento: Os alunos
tiveram a liberdade de escolher quem faria o quê, escolhemos os alunos que
fariam parte efetivamente da fotonovela.
11º Momento: Anotações
referentes às caracterizações de cada personagem para as fotos.
12º Momento: Seleção
de cenas- escolhemos quais seriam as cenas mais importantes a serem
fotografadas.
13º Momento:
Fotografias, cada aluno foi fotografado conforme o personagem que representava.
14º Momento: Envio de
fotos para revelação.
15º Momento: Os alunos
escreveram suas opiniões sobre a história de Brás Cubas e sobre o trabalho
realizado em sala.
16º Momento: Montagem
da pasta com a foto novela.
v Depoimentos de alunos
“Rápido, porém organizado, não podiam faltar risadas. Definitivamente
divertido, trouxe alegria para todos nós. Poderia acontecer novamente, mais e
mais vezes, sem contar que não deixamos de aprender sobre o livro”.
Rafael Henrique
“Esse trabalho foi muito organizado, quase todos os alunos
participaram ou ajudaram a fazer as fotos. A base do cenário foi o túmulo de
Brás Cubas, todos gostaram do resultado”.
José Reinaldo
“Eu amei esse nosso trabalho, por mim faria tudo de novo”.
Letícia Stefani
“Eu achei muito legal este trabalho, foi bem organizado e com a ajuda
da professora foi prático, fácil.”
Elciely da Silva Santos
“No início tivemos dúvidas se ia dar certo, mas no final acabou tudo
muito bem. O melhor é que obtivemos conhecimento de uma história que assim como
outras histórias antigas, os levam a outro tempo.”
Jefferson Vinícius
“Eu achava que não íamos conseguir e também que ia ser uma bagunça,
mas... surpreendi-me, foi bem tranquilo, encontramos algumas dificuldades e
conseguimos superar, fizemos todas as cenas com muita felicidade, todos
participamos e isso serviu para aprimorarmos nossos
conhecimentos , isso sem falar que a professora nos deu instruções para que
ficasse melhor.”
Vinícius Nascimento
v Avaliação
O principal objetivo
do trabalho era montar uma fotonovela com as principais cenas da obra “Memórias
Póstumas de Brás Cubas” e isto foi alcançado com o devido sucesso. Foram
considerados: qualidade, observação, participação, atitudes e organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário