terça-feira, 23 de outubro de 2012

EE Dr. Pompílio Mercadante


Justificativa
Atividade com a obra: “Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis”.
Público alvo: 3º ano do Ensino médio.
Professores: Elisabete Xavier – Celeyde Ferreira – Daniela Carneiro.

A partir da obra literária como instrumento de contextualização, foi desenvolvido este projeto para estimular a leitura e interpretação de obras literárias como reflexão onde a mesma é de importante valia para a compreensão da sociedade brasileira.

Objetivo
O objetivo do projeto Chaves de Leitura é ampliar o envolvimento com diversas obras literárias  a fim de resgatar a leitura por fruição e ajudar o aluno a desenvolver-se como um leitor autônomo ampliando a construção leitora e escritora .  

 Sequencia de atividades :desenvolvimento


Atividade 1:
O projeto foi desenvolvido a partir de um debate com a sala através de alguns tópicos, tais como : Momento histórico (século XIX) , biografia do autor, principais obras e a importância de um narrador em uma obra literária.
 Atividade 2:
A partir deste debate, o professor solicitou a leitura prévia  da obra “Memórias póstumas de Brás Cubas “ e foi distribuído cerca de dois exemplares para compartilhamento entre os componentes dos grupos.
Atividade 3:
   A partir desta leitura foi dividido de forma aleatória aos grupos para que os mesmos organizassem uma análise  tendo como foco: Narrador- observador, Foco Narrativo, Tempo, Enredo e particularidades da obra, tais como: a forma irônica de se tratar alguns problemas que envolvem a sociedade e  que existem até hoje.
   Contudo essa análise foi desenvolvida a partir da leitura e da análise em sala de aula com a supervisão do professor em sala de aula.






Avaliação


     Este projeto foi dividido em 03 etapas, as quais os alunos puderam analisar a obra literária de Machado de Assis e a partir dessa análise também foi desenvolvido outros projetos com obras de Machado de Assis, tais como:  Dom casmurro, Helena, A mão e a luva, entre outros.
    De forma a avaliar tal atividade, foi solicitado aos alunos uma produção textual, onde o aluno poderia escolher os seguintes títulos: Qual a importância de um narrador para uma obra literária? E até que ponto o narrador é importante para uma obra literária?
   E através desta etapa, foi analisada as produções textuais dos alunos e sugerido novas leituras de obras literárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário