terça-feira, 23 de outubro de 2012

EE Antônio Lerário



E.E.   ANTONIO  LERÁRIO

RELATO REFLEXIVO SOBRE O TRABALHO COM TEXTOS LITERÁRIOS

O trabalho com textos literários em sala de aula, mediante as leituras realizadas, possibilita instigar o aluno, ou seja, aguçá-lo para que vivencie a leitura de tal maneira que, espelhando-se nas palavras que o conduz, queira realizar o mesmo em sua prática educacional.
Não é fácil atingir esse ápice de leitura e escrita na prática docente, pois trabalhamos com diversidades culturais, sociais e até mesmo educacionais, mas isso não nos impede de querer abraçar esse ato desafiador.
Neste ano letivo de 2012, me propus a trabalhar com os alunos da 7ª série/8ºano o projeto: Biografia e Autobiografia, tendo como objetivo principal o conhecer-se a si mesmo e deixar-se conhecer pelo outro e, a partir daí então, adentrar os temas transversais que abordam o individualismo e o bullying tão presente nos dias de hoje, justificando, portanto, quando cito acima a palavra “desafiador”.
A partir da leitura do poema: “Autorretrato aos 56 anos” de Graciliano Ramos, possibilitou-se ao aluno uma análise reflexiva em realizar uma conexão entre o texto e a sua vida em tempo real. Partilhar as produções em roda de leitura foi mais desafiador do que até mesmo escrever sobre si mesmo, pois o jovem nessa faixa etária tem receio de se expor, mas posso afirmar que foi uma experiência boa, pois a turma pode conhecer um pouco mais o grupo com o qual convive a maior parte do tempo.
Na sequência das atividades, com a leitura da autobiografia de Moacyr Scliar, “Memórias de um aprendiz de escritor”, partimos para a prática de escrita de um texto de memória em que o aluno pudesse escrever sobre sua infância, brincadeiras, convivência familiar, realizando um resgate de suas memórias e relatando-as com riqueza de detalhes. Momento este também, muito rico, pois pudemos conhecer uns aos outros e perceberem que as diferentes vivências relatadas somam-se ao respeito e reciprocidade.
Na etapa seguinte do projeto, os alunos realizaram atividades relacionadas aos gêneros: Entrevista e HQ, logo após termos partilhado a leitura da História em Quadrinhos: MOSCOU, de Marjane Satrapi, na qual relata sua vivência familiar, e as questões sócias e econômicas de um país. Cada aluno entrevistou alguém de sua família e a partir de então, transcreveu-a em forma de HQ com criatividade. Aproveitando o ensejo do gênero entrevista, o aluno também entrevistou um colega de sala e produziu um texto expondo os registros do biografado.
Com a leitura dos fragmentos dos textos que relatam a biografia do Jogador de futebol Garrincha escrita por Ruy Castro, os alunos puderam pesquisar na sala de informática sobre a vida de uma pessoa famosa que tenham como ídolo e a partir da pesquisa realizada escrever uma biografia sobre o mesmo, momento esse que considerei de extrema importância, pois vivenciamos a ‘era da informática’ em que o computador disponibiliza uma riqueza de informações que tem que ser selecionadas criteriosamente para constituírem a integridade de um texto. Todo jovem tem seu ídolo e conhecer a história de vida e falar a respeito deles é uma aquisição de conhecimento prazerosa.
Por fim, realizamos a leitura em sala, de um capítulo do livro: “O mago” de Fernando Morais, no qual escreve com olhar admirável sobre a vida de Paulo Coelho. Seguida dessa leitura veio à introdução da proposta de produção escrita sobre alguém que se admira. E, escrever sobre esse reflexo admirador é importantíssimo, pois se reveem posturas, metas e objetivos a serem alcançados enquanto pessoas. Essas tantas leituras literárias que realizamos com o aluno são realmente necessárias na trajetória educacional, só vem a somar inovando princípios enraizados por um sistema, no qual se tinha a triste concepção de que você pode atingir o conhecimento de mundo, ignorando-se o conhecer-se a si mesmo e ao outro.

Professora Rita Gomes Almeida Moreira da Silva.
Língua Portuguesa – 7ª série/8º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário