E.E. ANTONIO
LERÁRIO
RELATO REFLEXIVO SOBRE O
TRABALHO COM TEXTOS LITERÁRIOS
O trabalho com textos
literários em sala de aula, mediante as leituras realizadas, possibilita
instigar o aluno, ou seja, aguçá-lo para que vivencie a leitura de tal maneira
que, espelhando-se nas palavras que o conduz, queira realizar o mesmo em sua
prática educacional.
Não é fácil atingir esse
ápice de leitura e escrita na prática docente, pois trabalhamos com
diversidades culturais, sociais e até mesmo educacionais, mas isso não nos
impede de querer abraçar esse ato desafiador.
Neste ano letivo de 2012,
me propus a trabalhar com os alunos da 7ª série/8ºano o projeto: Biografia e Autobiografia,
tendo como objetivo principal o conhecer-se a si mesmo e deixar-se conhecer
pelo outro e, a partir daí então, adentrar os temas transversais que abordam o
individualismo e o bullying tão presente nos dias de hoje, justificando,
portanto, quando cito acima a palavra “desafiador”.
A partir da leitura do
poema: “Autorretrato aos 56 anos” de Graciliano Ramos, possibilitou-se ao aluno
uma análise reflexiva em realizar uma conexão entre o texto e a sua vida em
tempo real. Partilhar as produções em roda de leitura foi mais desafiador do
que até mesmo escrever sobre si mesmo, pois o jovem nessa faixa etária tem
receio de se expor, mas posso afirmar que foi uma experiência boa, pois a turma
pode conhecer um pouco mais o grupo com o qual convive a maior parte do tempo.
Na sequência das
atividades, com a leitura da autobiografia de Moacyr Scliar, “Memórias de um
aprendiz de escritor”, partimos para a prática de escrita de um texto de
memória em que o aluno pudesse escrever sobre sua infância, brincadeiras,
convivência familiar, realizando um resgate de suas memórias e relatando-as com
riqueza de detalhes. Momento este também, muito rico, pois pudemos conhecer uns
aos outros e perceberem que as diferentes vivências relatadas somam-se ao
respeito e reciprocidade.
Na etapa seguinte do
projeto, os alunos realizaram atividades relacionadas aos gêneros: Entrevista e
HQ, logo após termos partilhado a leitura da História em Quadrinhos: MOSCOU, de
Marjane Satrapi, na qual relata sua vivência familiar, e as questões sócias e
econômicas de um país. Cada aluno entrevistou alguém de sua família e a partir
de então, transcreveu-a em forma de HQ com criatividade. Aproveitando o ensejo
do gênero entrevista, o aluno também entrevistou um colega de sala e produziu
um texto expondo os registros do biografado.
Com a leitura dos
fragmentos dos textos que relatam a biografia do Jogador de futebol Garrincha
escrita por Ruy Castro, os alunos puderam pesquisar na sala de informática
sobre a vida de uma pessoa famosa que tenham como ídolo e a partir da pesquisa
realizada escrever uma biografia sobre o mesmo, momento esse que considerei de
extrema importância, pois vivenciamos a ‘era da informática’ em que o
computador disponibiliza uma riqueza de informações que tem que ser
selecionadas criteriosamente para constituírem a integridade de um texto. Todo
jovem tem seu ídolo e conhecer a história de vida e falar a respeito deles é
uma aquisição de conhecimento prazerosa.
Por fim, realizamos a
leitura em sala, de um capítulo do livro: “O mago” de Fernando Morais, no qual
escreve com olhar admirável sobre a vida de Paulo Coelho. Seguida dessa leitura
veio à introdução da proposta de produção escrita sobre alguém que se admira.
E, escrever sobre esse reflexo admirador é importantíssimo, pois se reveem
posturas, metas e objetivos a serem alcançados enquanto pessoas. Essas tantas
leituras literárias que realizamos com o aluno são realmente necessárias na
trajetória educacional, só vem a somar inovando princípios enraizados por um
sistema, no qual se tinha a triste concepção de que você pode atingir o
conhecimento de mundo, ignorando-se o conhecer-se a si mesmo e ao outro.
Professora Rita
Gomes Almeida Moreira da Silva.
Língua
Portuguesa – 7ª série/8º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário