quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EE Prof. Fernando Aluíso Correa


 

PROJETO: LER É BOM! EXPERIMENTE!


  ESTIMULANDO E VALORIZANDO A LEITURA, A ESCRITA E A ORALIDADE 

 

Professor responsável: Luciana Fulanetti Moraes Costa
Período: Início no 3º e 4º bimestres de 2012.
Horário: 2ª a 6ª feira – manhã e noite


Justificativa
 Os livros não deveriam fazer parte da vida dos adolescentes apenas no período escolar e, sim, acompanhá-las por toda a vida. Afinal, com eles, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação, expande-se o vocabulário, melhora-se a escrita e a oralidade. Por conta dessas e tantas outras finalidades da leitura pensou-se em desenvolver um projeto de parceria entre os professores e a professora da responsável pela biblioteca para incentivar ainda mais a leitura e a escrita de nossos alunos.
Ler é bom! Experimente! Ler é uma “Dupla delícia/ O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.” (Mário Quintana)

Objetivos
·         Desenvolver o prazer da leitura de forma que o livro faça parte da vida do aluno não só no período escolar. 
·         Estimular os estudantes a lerem os diversos gêneros literários com entusiasmo.
·         Criar o hábito de frequentarem a biblioteca espontaneamente.
·         Valorizar a série e o aluno que mais se destaca na leitura dos diversos títulos da biblioteca.









Ações e metodologia
1ª – Os alunos serão motivados pelos professores a escolher título para leitura na biblioteca. Podendo ficar com o livro/revista/gibi/jornal por sete dias, podendo renovar por mais sete dias.
2ª – Antes da devolução o aluno será orientado a realizar uma propaganda do que leu por escrito, um rascunho, que será lido pelo professor da sala ou pela professora responsável pela biblioteca que o auxiliará com as correções.
3ª – A seguir o aluno será orientado a passar em folha definitiva sua propaganda/resumo/comentário.
4ª – Outro mecanismo que será utilizado é o oral, onde o aluno conta seu entendimento ou ponto de vista do título lido, para a professora da sala ou para a professora da biblioteca.
5ª – As propagandas/resumos/comentários escritos pelos alunos serão divulgadas em painel informativo para que todos tenham acesso e conheçam um pouco sobre cada título que a biblioteca possui.
6ª – Na biblioteca os alunos ainda poderão consultar um portifólio com as propagandas/resumos/comentários dos livros que já foram lidos e contar ainda com a indicação da professora responsável pela biblioteca, ajudando-os a escolher os livros que se encontram separados por gênero e por série para facilitar a decisão.
7ª – No final do bimestre será realizado o levantamento dos títulos lidos por aluno e informado em painel juntamente com as atividades realizadas. Assim como o aluno e a série destaque do bimestre.















Material utilizado
- 200 folhas de sulfites
- 60 cópias coloridas
- 100 cópias preta
- Caneta Pilot várias cores
- Pasta catálogo
- tesoura
- cola
- 10 folhas de papel Color Set colorida



Avaliação
A avaliação será durante o bimestre, observando o envolvimento dos alunos com o projeto. Analisando suas produções escritas e orais, e seu compromisso e comprometimento com a leitura. Será avaliado também o projeto como um todo, e caso necessário passará por adequações.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário