Projeto
Chaves de Leitura – Ricardo Reis (Fernando Pessoa) e Horácio
Justificativa
Levar ao reconhecimento do aluno a importância do
repertório clássico para o entendimento da literatura moderna.
Objetivos
- Auxiliar o aluno a reconhecer a intertextualidade que
há entre os textos modernos e clássicos.
- Provocar uma reflexão a partir das tópicas dos poemas
de Ricardo Reis (tempo, brevidade da vida) tornando significativo esse conteúdo
para a própria vida do aluno.
Participantes
Alunos do 3º ano do Ensino Médio
Sequência
de Atividades (6 a 8 aulas)
- Fernando Pessoa e seus heterônimos – exposição do
professor (em ppt)
- Atividade: Escreva ou desenhe sobre o tema: Quem é
você?
- Leitura comparada dos textos de Ricardo Reis e Horácio,
identificando a intertextualidade.
- Identificação das tópicas: brevidade da vida, a não
previsão do futuro, carpe diem e perenidade da poesia, nos textos de Ricardo
Reis.
- Pesquisa e elaboração de painéis (em grupo)
demonstrando através de recortes de reportagens a importância da leitura e do
repertório clássico para entendimento de obras posteriores.
- Discussão sobre a importância do equilíbrio
comportamental, da medida das ações, dentro do tema Carpe Diem de Horácio.
- Conceituação de métricas e Odes - exposição do
professor (em ppt)
- Atividades de fechamento:
1. Disserte sobre a relação que há entre a arte e a vida
do homem.
2. Em grupo: Crie um heterônimo e elabore uma poesia, utilizando
os conhecimentos aprendidos nas atividades anteriores (métrica,
intertextualidade) relacionados às tópicas estudadas (brevidade da vida, não
previsão do futuro, carpe diem e perenidade da poesia)
Avaliação
Os alunos se surpreenderam ao conhecer os heterônimos de
Fernando Pessoa, porém os trabalhos de produções escritas ainda estão em
andamento.
Projeto de leitura
EE “Professor Waldemar Salgado”
Disciplina Língua Portuguesa
Professora Ângela
Ano 2012
Este projeto foi destinado aos alunos do 2º
ano de Ensino Médio e teve como objetivo incentivar o hábito de leitura e análise
da obra de Machado de Assis – “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.
Tema proposto
Usar a leitura para fazer inferência a outras
obras, instigar a criatividade do aluno na produção de texto, conhecer as
técnicas de escrita de Machado de Assis e introdução ao Realismo brasileiro.
Justificativa
Fizemos da leitura
uma aprendizagem que pudesse servir na constituição de sujeitos, que
simplesmente não pertençam a uma sociedade, mas que a questiona e a transforma.
Objetivos
Incentivar nos alunos de ensino médio o gosto pela leitura,
desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer.
Sequencia das Atividades Desenvolvidas
Para que fosse
descoberto o prazer da leitura, usamos a obra de Machado de Assis “Memórias
Póstumas de Brás Cubas”, que hoje é uma referência nacional.
·
Usamos uma aula
semanal para compartilharmos a leitura da obra em sala de aula;
·
Usamos livros
didáticos para pesquisar sobre vida e obra do autor;
·
Solicitamos aos
alunos, através de produção de texto que dessem um novo final a história do
livro;
·
Fizemos textos
coletivos, considerando características físicas e psicológicas dos personagens;
·
Em uma aula
debate, buscamos justificar a obra com as técnicas utilizadas na escrita
peculiar de Machado de Assis;
·
Pesquisamos na
obra a inferência que a mesma faz a outras obras famosas, como as de
Shakespeare, Stendhal, Almeida Garret e outros.
·
Identificamos na
obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, um marco no Realismo brasileiro.
Avaliação
A avaliação
ocorreu da seguinte forma:
- Habilidade na
leitura proposta;
- Criatividade na
produção de texto com referência a obra lida;
- Interpretação
textual;
- Capacidade de
inferir fatos implícitos no texto;
- Conhecimento das
técnicas de escrita de Machado de Assis;
- Introdução ao
Realismo brasileiro.
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