quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EE Waldemar Salgado


Projeto Chaves de Leitura – Ricardo Reis (Fernando Pessoa) e Horácio

Justificativa
Levar ao reconhecimento do aluno a importância do repertório clássico para o entendimento da literatura moderna.

Objetivos
- Auxiliar o aluno a reconhecer a intertextualidade que há entre os textos modernos e clássicos.
- Provocar uma reflexão a partir das tópicas dos poemas de Ricardo Reis (tempo, brevidade da vida) tornando significativo esse conteúdo para a própria vida do aluno.

Participantes
Alunos do 3º ano do Ensino Médio




Sequência de Atividades (6 a 8 aulas)
- Fernando Pessoa e seus heterônimos – exposição do professor (em ppt)
- Atividade: Escreva ou desenhe sobre o tema: Quem é você?
- Leitura comparada dos textos de Ricardo Reis e Horácio, identificando a intertextualidade.
- Identificação das tópicas: brevidade da vida, a não previsão do futuro, carpe diem e perenidade da poesia, nos textos de Ricardo Reis.
- Pesquisa e elaboração de painéis (em grupo) demonstrando através de recortes de reportagens a importância da leitura e do repertório clássico para entendimento de obras posteriores.
- Discussão sobre a importância do equilíbrio comportamental, da medida das ações, dentro do tema Carpe Diem de Horácio.
- Conceituação de métricas e Odes - exposição do professor (em ppt)
- Atividades de fechamento:
1. Disserte sobre a relação que há entre a arte e a vida do homem.
2. Em grupo: Crie um heterônimo e elabore uma poesia, utilizando os conhecimentos aprendidos nas atividades anteriores (métrica, intertextualidade) relacionados às tópicas estudadas (brevidade da vida, não previsão do futuro, carpe diem e perenidade da poesia)

Avaliação
Os alunos se surpreenderam ao conhecer os heterônimos de Fernando Pessoa, porém os trabalhos de produções escritas ainda estão em andamento.




Projeto de leitura

EE “Professor Waldemar Salgado”
Disciplina Língua Portuguesa
Professora Ângela
Ano 2012


Este projeto foi destinado aos alunos do 2º ano de Ensino Médio e teve como objetivo incentivar o hábito de leitura e análise da obra de Machado de Assis – “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Tema proposto

Usar a leitura para fazer inferência a outras obras, instigar a criatividade do aluno na produção de texto, conhecer as técnicas de escrita de Machado de Assis e introdução ao Realismo brasileiro.

Justificativa

Fizemos da leitura uma aprendizagem que pudesse servir na constituição de sujeitos, que simplesmente não pertençam a uma sociedade, mas que a questiona e a transforma.

Objetivos

Incentivar nos alunos de ensino médio o gosto pela leitura, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer.

Sequencia das Atividades Desenvolvidas

Para que fosse descoberto o prazer da leitura, usamos a obra de Machado de Assis “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que hoje é uma referência nacional.

·         Usamos uma aula semanal para compartilharmos a leitura da obra em sala de aula;

·         Usamos livros didáticos para pesquisar sobre vida e obra do autor;

·         Solicitamos aos alunos, através de produção de texto que dessem um novo final a história do livro;

·         Fizemos textos coletivos, considerando características físicas e psicológicas dos personagens;

·         Em uma aula debate, buscamos justificar a obra com as técnicas utilizadas na escrita peculiar de Machado de Assis;

·         Pesquisamos na obra a inferência que a mesma faz a outras obras famosas, como as de Shakespeare, Stendhal, Almeida Garret e outros.

·         Identificamos na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, um marco no Realismo brasileiro.

Avaliação

A avaliação ocorreu da seguinte forma:

- Habilidade na leitura proposta;

- Criatividade na produção de texto com referência a obra lida;

- Interpretação textual;

- Capacidade de inferir fatos implícitos no texto;

- Conhecimento das técnicas de escrita de Machado de Assis;

- Introdução ao Realismo brasileiro.

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