terça-feira, 16 de outubro de 2012

Diário de Bordo - EE João Feliciano



Diário de Bordo- Projeto Chaves de Leitura
Escola: E.E João Feliciano
Professor aplicador: Eliane S.G. Ferreira
                        As atividades relacionadas ao projeto “Chaves de Leitura”, estão abaixo descritas de acordo com a sequências didática aplicada.
                        A atividade foi aplicada no 3º.E.M.; teve como duração o período de sete aulas, e como estudo utilizou-se excertos da obra literária Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

1)       Apresentação do estudo do projeto e seus objetivos.
Primeiramente a professora comentou como projeto seria desenvolvido o projeto, para que e qual sua finalidade.

2)       Apresentação do mundo grego
A atividade também foi realizada pela professora, com auxílio de multimídia. O intuito de instigar primeiro o interesse do aluno, sobre o que esse mundo oferece, apresentando: sufixos em grego (escrita em grego) que deram origem ao sufixos em português; ou palavras que possuem origem grega. A origem do teatro. E apresentação de um mito Eros e Psique; e de algumas figuras mitológicas: Medusa, Zeus, Narciso e seu mitos resumidamente.


3)       Pesquisa
 Utilização da sala Acessa escola: os alunos foram divididos em grupo, e foi realizado um sorteio para que pesquisassem na sala de informática os seguintes autores: Homero, Ovídio, Aristófanes, Eurípedes, Safho; vida e obra, qual genêro textual se destacaram: comédia, tragédia, épico, poesia, etc. Com a intervenção da professora, sobre quais informações seriam necessárias para compor a pesquisa: vida e obra do autor, destacar algumas obras importantes e tipo de texto em que o autor se destacou: épico, poesia,etc.





4)       Transposição das informações em cartazes e explanação pelos alunos
 Os alunos realizaram a apresentação das informações que coletaram.
Intervenção do professor: analisar e alterar organização da ideias para explanação, assim orientado-os.
Os trabalhos foram realizados em grupos, e incrivelmente teve a participação de todos os integrantes, na elaboração do cartaz. O professor realmente teve que intervir em alguns, pois havia muita informação desnecessária, ressaltando que era interessante elaborar tópicos e deixar as informações na hora da apresentação. Na apresentação oral todos participaram, mas foi bem gratificante perceber que todos se envolveram para concretização do trabalho.







5)       Leitura de excertos da obra, Interpretação e Intertextualidade
 Foram feita leitura de alguns techos da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; e a realização de atividades sobre a  mesma. Mas para leitura, seguimos as etapas abaixo:
Intervenção do professor: resumidamente relembramos a obra, a escola literária e as características dos textos de Machado de Assis.
·         Antes da leitura dos excertos:
ü  Compreender o propósito da leitura, ou seja, seu objetivo (O que tenho que ler? Por que tenho que ler?)
ü  Ativar os conhecimentos prévios sobre o conteudo em questão (o que sei sobre o autor, o gênero e o conteúdo do texto?).
ü   Estabelecer previsões sobre o texto (deduzir informações sobre o tipo de texto, informar-se sobre o que será lido, priorizar os itens que deverão ser lidos com mais atenção).
          ●   Durante a  leitura do excerto:
ü  Dirige-se a atenção ao fundamental (Qual a informação essencial para eu conseguir o meu obejtivo de leitura?).
ü  Avalia-se a consistência do texto e sua compatibilidade com o conhecimento prévio (As ideias expressadas no texto tem coerência com o que penso?).
ü  Pratica-se a revisão e recapitulação periódica do que está lendo (Qual ideia fundamental deste paragráfo?).
ü   Elaboram-se e provam –se as inferências.
         ● Depois da leitura do excerto:
ü  Para verificar o que se compreendeu sobre o texto, partiu-se então para as atividades de interpretação e intertextualidade do texto. Neste último retomamos o que foi pesquisado  para confrontar com o que está sendo lido. Relembramos os elementos pesquisados, fizemos comparações e destacou-se expressões, trechos e expressões da obra.



6)       Resultado:o resultado do trabalho foi uma atividade escrita: uma paródia. Explicou-se o que é, como deveria ser feito. Na paródia destacaram elementos do mundo grego misturando-se com elementos da obra de Memórias Póstumas, o nome do autor, personagens.
Intervenção do professor: atividade de reescrita.
7)       Avaliação
Foi realizada em todas as atividades, com suas especificidades de análise. O item de número 6, que é uma atividade escrita, demandou uma avaliação mais detalhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário