Diário de Bordo- Projeto Chaves de Leitura
Escola: E.E João Feliciano
Professor aplicador: Eliane S.G. Ferreira
As atividades relacionadas ao projeto “Chaves
de Leitura”, estão abaixo descritas de acordo com a sequências didática
aplicada.
A atividade foi aplicada no 3º.E.M.; teve
como duração o período de sete aulas, e como estudo utilizou-se excertos da
obra literária Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
1) Apresentação
do estudo do projeto e seus objetivos.
Primeiramente a
professora comentou como projeto seria desenvolvido o projeto, para que e qual
sua finalidade.
2) Apresentação
do mundo grego
A atividade também foi
realizada pela professora, com auxílio de multimídia. O intuito de instigar
primeiro o interesse do aluno, sobre o que esse mundo oferece, apresentando:
sufixos em grego (escrita em grego) que deram origem ao sufixos em português;
ou palavras que possuem origem grega. A origem do teatro. E apresentação de um
mito Eros e Psique; e de algumas figuras mitológicas: Medusa, Zeus, Narciso e
seu mitos resumidamente.
3) Pesquisa
Utilização da sala Acessa escola: os alunos foram
divididos em grupo, e foi realizado um sorteio para que pesquisassem na sala de
informática os seguintes autores: Homero, Ovídio, Aristófanes, Eurípedes, Safho;
vida e obra, qual genêro textual se destacaram: comédia, tragédia, épico,
poesia, etc. Com a intervenção da professora, sobre quais informações seriam
necessárias para compor a pesquisa: vida e obra do autor, destacar algumas
obras importantes e tipo de texto em que o autor se destacou: épico,
poesia,etc.
4) Transposição
das informações em cartazes e explanação pelos alunos
Os alunos realizaram a apresentação das informações
que coletaram.
Intervenção do professor: analisar e alterar organização da ideias para explanação, assim
orientado-os.
Os trabalhos foram realizados em grupos, e incrivelmente
teve a participação de todos os integrantes, na elaboração do cartaz. O
professor realmente teve que intervir em alguns, pois havia muita informação
desnecessária, ressaltando que era interessante elaborar tópicos e deixar as
informações na hora da apresentação. Na apresentação oral todos participaram,
mas foi bem gratificante perceber que todos se envolveram para concretização
do trabalho.
5)
Leitura de excertos da obra, Interpretação e
Intertextualidade
Foram feita leitura de alguns techos da obra Memórias Póstumas de Brás
Cubas, de Machado de Assis; e a realização de atividades sobre a mesma. Mas para leitura, seguimos as etapas
abaixo:
Intervenção
do professor: resumidamente relembramos a obra, a
escola literária e as características dos textos de Machado de Assis.
·
Antes
da leitura dos excertos:
ü Compreender
o propósito da leitura, ou seja, seu objetivo (O que tenho que ler? Por que tenho
que ler?)
ü Ativar
os conhecimentos prévios sobre o conteudo em questão (o que sei sobre o autor,
o gênero e o conteúdo do texto?).
ü Estabelecer previsões sobre o texto (deduzir
informações sobre o tipo de texto, informar-se sobre o que será lido, priorizar
os itens que deverão ser lidos com mais atenção).
●
Durante a leitura do excerto:
ü Dirige-se
a atenção ao fundamental (Qual a informação essencial para eu conseguir o meu
obejtivo de leitura?).
ü Avalia-se
a consistência do texto e sua compatibilidade com o conhecimento prévio (As
ideias expressadas no texto tem coerência com o que penso?).
ü Pratica-se
a revisão e recapitulação periódica do que está lendo (Qual ideia fundamental
deste paragráfo?).
ü Elaboram-se e provam –se as inferências.
● Depois
da leitura do excerto:
ü Para
verificar o que se compreendeu sobre o texto, partiu-se então para as
atividades de interpretação e intertextualidade do texto. Neste último
retomamos o que foi pesquisado para
confrontar com o que está sendo lido. Relembramos os elementos pesquisados,
fizemos comparações e destacou-se expressões, trechos e expressões da obra.
6)
Resultado:o
resultado do trabalho foi uma atividade escrita: uma paródia. Explicou-se o que
é, como deveria ser feito. Na paródia destacaram elementos do mundo grego
misturando-se com elementos da obra de Memórias Póstumas, o nome do autor,
personagens.
Intervenção do
professor: atividade de reescrita.
7)
Avaliação
Foi
realizada em todas as atividades, com suas especificidades de análise. O item
de número 6, que é uma atividade escrita, demandou uma avaliação mais
detalhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário